9 Filmes para conhecer o Novo Cinema Mineiro




De alguns anos pra cá, os filmes realizados no estado de Minas Gerais vem ganhando bastante atenção não só no Brasil, mas ao redor do mundo. É um Cinema que vem trazendo diversos dramas naturalistas, que trazem o cotidiano de pessoas comuns. Possuindo, em sua maioria, uma estética bastante realista e crua, os filmes de Minas vem ganhando cada vez mais reconhecimento da crítica e adesão do público.  Sendo assim, aqui vão algumas recomendações de longas mineiros que foram bastante premiados e comentados nesses últimos anos.



1) A Vizinhança do Tigre (Affonso Uchoa, 2014)



O filme conta a história de um grupo de jovens moradores da periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias. "A Vizinhança do Tigre" se encontra neste momento disponível para comprar/ alugar em sites online.


2) Ela Volta na Quinta (André Novais Oliveira, 2015)



Uma crise na relação de um casal de idosos afeta a rotina dos filhos. A família representada no filme é verdadeira, formada pelos pais e pelo irmão do diretor André Novais, que também atua no filme.




3) A Cidade Onde Envelheço (Marília Rocha, 2016)



Francisca, uma jovem emigrante portuguesa morando no Brasil, recebe em sua casa Teresa, uma antiga conhecida com quem já havia perdido contato. Teresa acaba de chegar e vive momentos de descoberta e encantamento com o novo país, enquanto Francisca anseia por Lisboa. O filme acompanha as aventuras de cada uma pela cidade e a profunda ligação que nasce entre elas, obrigando-as a lidar com desejos simultâneos e opostos: a vontade de partir para um país desconhecido e a saudade irremediável de casa. O filme está disponível para comprar/ alugar em sites online.



4) Elon não Acredita na Morte (Ricardo Alves Jr, 2016)


A esposa de Elon, Madalena, desaparece misteriosamente e não volta para casa depois do trabalho. Ele inicia uma longa jornada por respostas e começa a seguir as rotas diárias da mulher, além de visitar os lugares mais sombrios da cidade. Mas ele se depara com vários mal-entendidos e estranhos encontros. Filme se encontra disponível na Netflix .




5) Baronesa (Juliana Antunes, 2017)



O dia a dia de duas vizinhas e amigas que moram na periferia de Belo Horizonte. De um lado, Andreia começa a construir sua casa para se mudar. Do outro, Leid e os filhos estão à espera do marido, que está preso. Em comum, a necessidade de se desviar dos perigos da guerra do tráfico e a estratégia para evitar tragédias trazidas como consequência. 


6) Arábia (Affonso Uchoa, João Dumans, 2017)


Numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André encontra o diário de um trabalhador que se acidentou. Ele entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. O filme está disponível para comprar/ alugar em sites online.




7) Temporada (André Novais Oliveira, 2018)

Resultado de imagem para temporada filme

Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate às endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande. "Temporada" já se encontra disponível na Netflix.





8) No Coração do Mundo (Gabriel Martins, Maurílio Martins, 2019)



Em um bairro, próximo a Belo Horizonte, os jovens sonham em sair da cidade para conseguir subir na vida. Enquanto algumas pessoas tentam seguir um trabalho digno para alcançar seus sonhos e conseguir uma vida melhor, outras preferem ir pelo trágico caminho do crime. O entrelace das vidas dos moradores do local constroem a trama, mostrando a crua realidade da cidade brasileira de Contagem. O longa está disponível na NET NOW e assinantes da NET, CLARO TV e VIVO TV já podem alugar.


9) Luna (Cris Azzi, 2019)


No primeiro dia de aula do último ano escolar, ela conhece Emília, também filha única, mas com pais ricos que vivem viajando. Sentindo a mesma solidão em contextos totalmente diferentes, as duas se tornam amigas. A promessa dessa amizade intensa e explosiva é interrompida quando Luana tem sua intimidade exposta nas redes sociais. Diante de uma situação cada vez mais opressiva, ela precisa descobrir quem realmente é. 

  



Editado por: Matheus Pataro

Postar um comentário

0 Comentários