Melhores filmes de Super-Herói fora dos universos Marvel e DC

Corpo Fechado, 2000. M. Night Shyamalan
      Estamos vivendo indubitavelmente nos dias atuais a era de ouro dos super-heróis no cinema. Filmes como Vingadores, X-Men, Mulher-Maravilha, entre outros, vem ganhando cada vez mais destaque no meio cinematográfico, e arrastando multidões de fās ao cinema.
      E nesta nova conjuntura do cinema mundial, nós vemos 2 empresas de quadrinhos reinando supremas com suas histórias e personagens; a DC comics e a Marvel comics, sendo que a última acaba de quebrar o recorde de maior bilheteria da história do cinema com seu novo longa Vingadores: Ultimato.
      Mas é importante salientar que existem ótimos filmes baseados em HQs fora do eixo destas 2 editoras, e hoje eu vou listar justamente os 5 melhores filmes com temática de super-heróis que não pertencem à Marvel ou a DC.

5. O Máskara


      Um dos maiores sucessos da carreira de Jim Carrey, o Máskara é um filme de comédia estadunidense criado a partir da série de HQs de mesmo nome, criadas pelo escritor Mike Richardson e publicadas pela editora dark horse comics.
      A história do longa se baseia no personagem Stanley Ipkiss, que vê sua vida repleta de sofrimentos e lamúrias mudar completamente quando encontra por acaso uma Máskara mística que o transforma em uma espécie de demônio esverdeado, extremamente instável e imprevisível, porém com um senso de humor ácido e uma personalidade estranhamente cativante.
      O filme é até hoje um dos melhores trabalhos da carreira de Jim Carrey, que entrega neste longa uma das performances mais engraçadas e memoráveis de sua carreira, e é praticamente obrigação de todo fã de uma boa comédia assistir a esse filme pelo menos uma vez.

4. Dredd(2012)


      Dredd é um personagem criado por John Wagner, Carlos Ezquerra e Pat mills, que apareceu pela primeira vez na revista 2000 A.D, em março de 1977.
      Existem 2 adaptaçōes cinematográficas deste personagem, a primeira protagonizada por Sylvester Stallone é uma porcaria, mas a segunda, protagonizada por Karl Urban, é um ótimo filme, repleto de ação, tiroteio, sangue, e atuações memoráveis.
      Mesmo não tendo feito um sucesso tão grande na época em que foi lançado, Dredd é um excelente filme de ação, que merecia ter tido mais destaque no ano de seu lançamento.

3. Corpo fechado


      O primeiro filme desta lista que é uma criação original ao invés de uma adaptação, Corpo fechado é um longa do início do século criado pelo controverso diretor M.Night Shyamalan, que conta a história de David Dunn, um segurança que sofre um grave acidente de trem e inexplicavelmente sai ileso e sem nenhum ferimento sequer.
      Após este suposto milagre ele passa o filme inteiro sendo procurado pelo colecionador de HQs Elijah Price, que busca compreender como o vigia foi capaz de tal proeza, ao mesmo tempo que o tenta convencer de que ele é um super-humano  vivendo entre homens.
      O que torna esse filme tão bom é que diferente da maioria dos filmes de super-heróis, ele não foca na ação, mas sim nos dramas pessoais de cada personagem. E esta decisão criativa do diretor indiano, somada a um roteiro incrível e excelentes atuações, nos entregam um suspense de primeiro nível, que infelizmente fora ignorado por muito tempo pelos amantes da sétima arte, tendo seu devido reconhecimento apenas após o lançamento de sua sequência.

2. Matrix


      Ok, vocês devem estar se perguntando o por que de Matrix estar aqui, alegando que ele não se configura como um filme de super-heroi. Eu também pensei isso por muito tempo, mas após muita reflexão, eu percebi que Matrix se configura sim como um filme deste gênero.
      Repare: Matrix é a história de um homem comum que em uma dia normal de trabalho, descobre que ele é o ser destinado a salvar todo o seu universo, "o escolhido".
      Após isso ele foge de sua vida monótona, e com o auxílio de seus seguidores e seu mestre, ele aprende a desenvolver suas habilidades de combate, enquanto busca compreender como pode controlar todos os seus poderes dentro da Matrix, para que possa assim cumprir a profecia e salvar toda a realidade onde ele vive.
      Isso nada mais é que uma releitura da clássica jornada do herói, que já fora utilizada como base de inúmeros outros filmes de ação. E quando você junta essa premissa com os poderes fantasiosos que os personagens adquirem no filme, voce tem um tipo de filme de herói. É completamente diferente de qualquer outra história do gênero, mas se configura dentro dele mesmo assim
      Acredito que seja chover no molhado dizer todas as qualidades de Matrix. Cenas de ações magníficas, atuações fantásticas, efeitos visuais revolucionários, enredo demasiadamente criativo. Se você ainda não viu esse filme, vá ver agora, pois ele é simplesmente um marco da sétima arte.

E em primeiro lugar:
1. Os incríveis


         Lançado em 2004 pela Pixar, Os incríveis é um filme que funciona ao mesmo tempo como uma releitura e uma paródia dos longas e HQs de Super-heróis lançadas nas décadas de 80 e 90.
O filme conta a história de Beto e Helena Pêra, um casal de super-heróis que se vê obrigado a abandonar a vida de vigilante quando o governo estadunidense proíbe todos os heróis de agirem em nome da lei, os forçando a levar uma vida de meros cidadãos comuns.
      Beto e Helena se casam, tendo 3 filhos juntos, todos com superpoderes. E após anos de matrimônio,    Beto se vê sentindo falta de seus tempos de heroísmo, acreditando estar preso a uma vida monótona e sem emoção, e não importa o quanto ele ame os seus filhos e a sua esposa, ele nunca consegue esquecer os seus dias de glória, mas tudo muda quando ele recebe uma misteriosa proposta de emprego de uma mulher de cabelos prateados, que busca contratá-lo para exercer a sua função de super-herói, só que apenas para os interesses particulares de sua empresa, e de maneira sigilosa. Com isso Beto pode, além de voltar a ser o Sr incrível(seu nome de super-herói) conseguir um bom dinheiro para ele e a sua família.
      O genial desse filme é que nós vemos uma família real, com problemas reais, tentado resolver seus conflitos pessoais, apenas com a diferença de que eles são superpoderosos
      Os incríveis se categoriza muito mais como um filme de família do que um filme de super-herói, e nós presenciamos os personagens vivenciarem uma série de problemas naturais que todos nós passamos. Insegurança, arrependimento, remorso, insatisfação, entre outros.
      Tudo nesse filme é fantástico, o enredo, o roteiro, os personagens, as cenas de ação, a qualidade de animação, a dublagem, tudo é espetacular. Tanto Os incríveis 1 quanto 2 são excelentes filmes que valem muito a pena de serem assistidos (por mais que eu ache o primeiro superior a sua sequência). E este se configura até hoje como um dos melhores filmes de animação da história do cinema

Menções honrosas:


  • Hancock



  • Kick-Ass 

   



  • O doutrinador


  • Hellboy


  • As tartarugas mutantes ninja

Postar um comentário

0 Comentários