Ads Top



Eae galera? Tudo bom com vocês? A Resenha de hoje foi aguardada durante muito tempo, tanto por você, quanto por mim, e, finalmente, ela chegou! Hoje eu vou falar do livro 1+1 do Augusto  Alvarenga (Um Amor, Um Café & Nova York) com o Vinícios Grossos (Um Garoto Quase Atropelado). Então, vamos à sinopse:
Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos? - Livraria Saraiva

Pontuação do Livro: 10/10



Muitas elementos me fizeram dar uma pontuação 10/10 para esse livro. E, abaixo vou me ater à eles e no modo como eles me impactaram:


NARRAÇÃO/ESCRITA: 
O livro, é narrado pelos dois protagonistas, sendo em cada capítulo a vez de um deles narrar a trama. Assim, podemos ter a visão dos dois personagens sobre o que acontece durante a a história e o modo como eles encaram o momento delicado pelo qual estão passando.
Os autores, escrevem de forma intimista e natural, fazendo com que nos sintamos dentro da cabeça do personagem narrador e com que projetemos em nós as diferentes situações e os diferentes sentimentos apresentados durante o desenvolvimento do drama.
IMPACTO SOCIAL:
1+1 é o que a comunidade LGBT jovem precisava em termos de representatividade literária.
Contando a história de dois garotos, que se amam, e estão se descobrindo e descobrindo esse amor, o livro trata de questões importantes mas que sempre são esquecidas.
E, como se isso já não fosse o suficiente, os autores conseguiram mostrar de forma delicada e verossímil, o momento de descoberta e aceitação pelo qual os personagens estão passando e os diferentes modos com que ambos encaram tudo aquilo, afinal eles são dois opostos, que se atraem...
FINAL:
CALMA! Calma que não tem spoiler...
O final do livro me surpreendeu. Sem clichês, a estória foi encerrada deixando um gostinho de 'quero mais' e, embora tenha sentido a falta de um beijo naquele último parágrafo, penso que se ele estivesse ali, o gostinho não seria tão grande.
Concluindo...
Sabe aquele livro pelo qual você esperou muito tempo (não pra ter, mas para existir)?  Então, esse livro, para mim, foi o 1+1. 
Criando uma atmosfera super fofa e, ao mesmo tempo, tensa, o livro me prendeu do começo ao fim e ainda me deixou querendo mais. Posso afirmar com, certeza que este livro entrou pra lista dos meus favoritos, e está só esperando para entrar pra sua!


Confira o BookTrailer do livro:


Ainda indeciso? ( não creio \o/)
Leia o primeiro capítulo:



3 comentários:

  1. Oi querido,
    Gostei do livro. Parece ter uma escrita ótima, e o enredo da historia é cativante. Os personagens são bem construidos e cada um deles tem uma característica que me fez apaixonar por cada um deles.

    P.S e essa capa é um amorzinho.

    Beijoss, Alice

    www.blogmixbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Quero muito ler esse livro, pois além de ter uma capa bonita, tenho curiosidade em conhecer a escrita dos autores, pois vi que as críticas aos outros livros deles são muito boas. Não costumo ler muitos livros do gênero, mas gosto de vez enquando de sair da zona de conforto.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei muito de como você estruturou as suas opiniões. Acho que a comunidade LGBT estava precisando de um livro assim, como você bem disse, que traz representatividade literária, principalmente os jovens. Parece um livro cheio de sensibilidade que só me faz aumentar a vontade de ler.
    Beijo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.