Ads Top

 
Eae Galera, tudo bem?
   Passado parte da confusão da Bienal, eu comecei a refletir sobre a quantidade de livros que eu leio e que não consigo ninguém para conversar sobre,  e são livro bons, muito bons, então, hoje eu resolvi trazer para vocês os 8 livros que na minha opinião, todos devem ler.*
São 4 autores brasileiros e 4 estrangeiros que fazem parte dessa pequena, porém grande lista.


Autores Brasileiros
1) MAYCON - Dodora Muci


   Trata-se de uma história real onde os protagonistas se perderam ao longo de tempo, mas se eternizaram nos corações dos que ficaram. Foi um amor incondicional entre dois jovens que se encontraram numa verdadeira armadilha de amor. - Sinopse fornecida pela Editora Autorgafia.
O livro trás uma história de amor, porém, também trata de questões muito mais complicadas como as relações familiares do personagem principal. Principalmente com seu irmão, que faz de tudo para prejudicá-lo.
Uma envolvente leitura que, infelizmente, dura pouco tempo devido à pequena quantidade de páginas.
2) Apaixonada por Histórias - Paula Pimenta

Minha foto com a Paula Pimenta no lançamento de Apaixonada por Histórias na Bienal do Livro Minas 2014
Minha foto com a Paula Pimenta na Bienal 2016
Paula Pimenta é conhecida e amada por milhares de fãs por seus romances juvenis, mas um dos primeiros gêneros nos quais se aventurou em sua carreira literária foi a crônica, que escrevia e publicava em sites literários. Em 2012, lançou seu primeiro livro nesse estilo, Apaixonada por palavras, pela Editora Gutenberg. Seus leitores gostaram tanto das 55 crônicas publicadas que pediram mais! Paula resolveu atender aos inúmeros pedidos lançando este novo livro, 'Apaixonada por Histórias', que traz mais 55 crônicas. Como o título sugere, a autora desde pequena sempre teve enorme paixão por todos os tipos de narrativas, e, como maravilhosa contadora de histórias, narra várias situações que viveu em sua vida, e que inspiraram muitos de seus personagens e passagens de seus livros e séries. -  Livraria Saraiva 
Comprei "Apaixonada por Histórias" no lançamento, quando tive a oportunidade de conhecer a autora. Li o livro sentado no chão, na fila para a senha da Conexão Jovem da Bienal do Livro Minas 2014 (leia mais sobre essa Conexão Jovem aqui, na matéria que escrevi em 2014) e logo me apaixonei. E, por mais irônico que pareça, ainda não fiz uma resenha dele. (Mas aguardem, ela virá).
3) Era Uma Vez - A Busca

    Isabella nunca se encaixou em nenhum grupo. Se considerava estranha e tinha dificuldade em se relacionar com outras pessoas. Então eis que surge uma grande oportunidade que vira todo o seu mundo de cabeça para baixo. Ela seria uma Procuradora de Princesas Perdidas, com a importante missão de encontrar as tão conhecidas Princesas de Contos de Fadas no meio de tanta gente comum (ou nem tanto) do Mundo Real. É claro que ela teria uma ajudinha. E esse parceiro é Lucas, um adolescente adorável que também se encontra perdido no meio dessa confusão em que as Princesas se colocaram. Como eles farão para encontrar essas Princesas quando essa busca envolve tantas situações complexas e sentimentos? Entre neste livro e viaje para o Mundo Real para descobrir o que acontece. - Sinopse fornecida pelo site da Editora D'Plácido

4) Um Amor, Um Café e NY - Augusto Alvarenga

   Camila sempre teve um grande sonho: viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal: uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal? Um romance recheado de beijos, sonhos e palavras doces, personagens surpreendentes e ainda uma trilha sonora de 'sobremesa'. - Sinopse fornecida pelo site da Editora D'Plácido
Autores Estrangeiros
1) Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling


Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.
A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo. Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto. - Sinopse fornecida pela Livraria Saraiva
Embora descrito como uma ficção para crianças, Harry Potter adequa-se a qualquer tipo de leitor de forma impressionante, podendo ser lido por crianças sem dificuladade alguma ou por adultos, (com uma leitura mais atenciosa, prestando atenção nos detalhes).

2) Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte.
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?
- Sinopse fornecida pela Livraria Saraiva

Jogos Vorazes apresenta um drama psicológico muito bem arquitetado além de cargas constantes de suspense. É um livro que pode e deve ser trabalhado em escolas e que tem muito o que ensinar, sobre política, principalmente.
3) O Menino do Pijama Listrado - John Boyne



Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. - Sinopse fornecida pela Livraria Saraiva
Uma história sobre amizade que enfrenta todas as barreiras estabelecidas por uma sociedade preconceituosa vivendo em um regime fascista (Nazismo - Alemanha). Um livro que vai te fazer chorar mais que em "A Culpa é das Estrelas" e refletir mais do que na aula de Filosofia.

4) Os 13 Porquês - Jay Asher


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. - Sinopse fornecida pela Livraria Saraiva.

** não são necessariamente meus livros favoritos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.