Ads Top

Textos Antigos: A Sociedade e o Consumismo Exagerado

A SOCIEDADE E O CONSUMISMO EXAGERADO


A sociedade brasileira foi fundada à partir dos interesses imperialistas da metrópole colonizadora (Portugal) e, infelizmente após todo esse tempo o consumismo exagerado inserido aqui pela burguesia e pelo voraz desejo de Portugal em adquirir dinheiro "jogando" o máximo de produtos possíveis para o consumo desnecessário, continua.
Durante o processo de independência brasileira, Portugal exigiu que pagássemos uma taxa para que nossa emancipação fosse reconhecida, assim, o recente formado Brasil recorreu à Inglaterra (que foi super "bondosa") que nos emprestou dinheiro para pagar os "queridos portugueses".
Durante os Governos de Getúlio, Vargas fez questão de estabelecer as parcerias Brasil/Estados Unidos (um dos motivos pelo qual Getúlio não apoiou Hitler durante a Segunda Guerra Mundial), além de parceria econômica, foi estimulada a inserção de produtos e cultura americana no país.
Embora vargas estimulasse o nacionalismo exagerado, não teve jeito!
Hoje em dia, a economia e a cultura americana está inserida aqui de tal forma que "respiramos Estados Unidos da America".
E o nacionalismo ? PERDEMOS!
O ponto ao qual quero chegar é que o consumismo foi tão estimulado pelos EUA de forma que se expandiu e "Engoliu" o Brasil.
Hoje vivemos em um regime capitalista que se estabelece nesse consumismo exagerado. Roupas e tecnologia são os tipos de produtos mais cobiçados, dentre eles se destacam as Grifes e as Empresas de Produção de Softwares, as que produzem Smartfones, etc
Você pode estar se perguntando agora:
POR QUE FALAR TUDO ISSO? ou ISSO NOS PREJUDICOU?

Acho que a resposta é meio óbvia. O consumismo exagerado destrói famílias, amizades, o ser humano está mais preocupado em TER do que SER. Os meios de comunicação, cada vez mais, manipulam nossa mente a favor desse tipo de política econômica, que ao contrario do que alguns pensam, é super prejudicial e não vai mudar com um partido no poder ou outro.
Como toda mudança, não depende de um "político milagroso" depende de nós, de você de mim, do seu pai, mãe, tia , avó , enfim DA SOCIEDADE, NÃO DO GOVERNO!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.